terça-feira, 30 de junho de 2009

Risofia



Milimetricamente dosada e com a mínima perspicácia exigida, a risofia pode ser mais do que uma simples teoria ingênua e tola a fim de convencê-lo a não levar a vida tão a sério. É claro que como qualquer outra filosofia ela pode levar algum tempo para ser espontaneamente praticada num cotidiano. Requer treino e persistência. É necessário levar a sério os seus mandamentos. Como o próprio nome sugere, o riso com sabedoria torna nossa vida muito menos entediante e marasmática. Ela abre portas e conquista territórios. Com o passar do tempo e já superada a fase de adaptação, o praticante nem se dá conta que involuntariamente está praticando essa arte.

Discípulo da Risologia (terapia do riso), a risofia proporciona ao seu praticante experiências positivas e eficazes na luta por uma vida mais prazerosa. Utilizada como válvula de escape - e aqui cabe esse artifício -, chegamos à conclusão que somente benefícios ela nos traz, sejam eles no seu âmbito familiar ou social.
Uma pessoa que não ri, é um terrível flagelo numa sociedade, e em outros casos pode sofrer de alguma patologia. Perdoem-me os experts, mas se for possível cometer altruísmo a favor de você mesmo, então a risofia é um ato de insondável amor para consigo.

É claro que não devemos sair por aí rindo das desgraças e desventuras de nosso semelhante. Devemos adotar a risofia coerente com a nossa realidade. Frejat gravou: “... mas quem ri de tudo é desespero.”
Rir é o melhor remédio. Fato inegável. Ria e traga mais pessoas pra perto de você. Rir é uma terapia sem efeitos colaterais. Quieta, acalenta, alegra, restabelece, uni, atrai. Manifeste esse dom e perceba a capacidade divina de mudar pra melhor o seu dia.
O inseguro lamenta, o confiante ri. Ria de seus embaraços e das impertinentes situações improvisadas.
Rir é causar alegria. É expandir os horizontes. É ganhar mais vida.


Risosofe!!!!Risofise!!!!Risofisterise-se!!!









Edu Bachiéga


Nota: A palavra risofia é um termo criado pelo autor apenas para ilustrar filosoficamente a idéia do texto.

23 comentários:

  1. adoto a risofia desde que nasci
    da uma olhada no meu blog pra vc ver como é verdade
    www.ksasogra.blogspot.com
    mto bom seu post =D

    ResponderExcluir
  2. Bacana !
    Adoro texto assim muito bom !
    Parabens e tudo de bom !

    ResponderExcluir
  3. Amigo parabénsss!!!

    Adoro os textos....

    Muita risofia pra nós dois

    Te adoro

    ResponderExcluir
  4. Marcando outra presença aki !
    xD


    wender.radical@hotmail.com !
    http://wcclips.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Irei adotar a Risofia na minha vida. Há um tempo desses eu era uma grande seguidor da Tristosofia, mas cansei, ô filosofia chata viu, sem sal sem açucar, rss... Rir é tudo de bom, ajudar a não envelhecer, eu só preciso me controlar um pouco porque eu riu (odeio conjugar o verbo rir) de tudo, logo, sou desesperado? Ashuashas
    Abraço! Muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  6. Nossa conheço muitas pessoas precisando disso ^^
    Ainda essa foto linda *-*
    Acho que o maior incentivo pra dar risadas é ter uma criança por perto...

    Ah, e aproveitando pra agradecer seu comentário... a profissão é muito válida sim e acredito que terias menos casos mal resolvidos por parte de advogados e juízes se a psicologia forense tivesse maior presença no Brasil.

    Carol

    ResponderExcluir
  7. Gostei do jeito muito pessoal de falar e ver as coisas da vida. Parabéns pela autenticidade.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto...que menininha linda..

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Rir é bom D+, evita rugas!!! rs
    A vida é uma comédia...
    Levar a vida á sério não signfica deixar de ser alegre, de sorrir e ser feliz!
    Adorei seu txto!
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  10. Pratico a risofia todos os dias, até sem perceber. E as perssoas perguntam de onde vez a felicidade. E é simples: acordar pela manhã já é algo bom, vocÊ está vivo! E se seguem acontecimentos que fazem o dia melhorar... Claro que nem todo dia é igual e nem todo dia dá pra estar feliz... Mas quem consegue ser mal humorado o tempo inteiro?=p
    Adorei o texto!=D
    =*

    ResponderExcluir
  11. Tipo concordo com a questão que rir faz bem a saúde não só física como mental. Porém tem muita gente inventando filosofia onde não existe, tal como essa "filosofia do riso". Isso não é filosofia é uma maneira de viver. É só um cuidado a se tomar. No mais adorei o blog, muito bem organizado.

    ResponderExcluir
  12. Lindo o texto e sua filha é uma gracinha, Parabéns pelo blog, a máquina de escrever é demais. risos
    Obrigada pelo comentário no meu blog.

    ResponderExcluir
  13. Bacana Blog !
    Parabens e tudo de bom !

    ResponderExcluir
  14. muito legal, a risofia é melhor plano da filosofia para viver!

    e se deixar-mos é bem simples tambem!

    ResponderExcluir
  15. Acho que jah comentei aki..

    Muito bom o textoooo..bjus

    ResponderExcluir
  16. kurti tudo por aki parabéns kara!!!

    ResponderExcluir
  17. Cara eu sou feliz pra caralho. Mas sei q ainda a muita gente q perde a vida de cara fechada. Acho q sorrir é uma das melhores terapias da vida. Ótimo esse seu texto parabéns. O blog também é muito bom.

    Depois da uma passadinha no
    http://programacinelandia.blogspot.com/
    vc vai gostar. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  18. Acho que tô precisando praticar essa terapia. Ando muito estressada, TPM e tudo mais..rsrs

    Adorei o seu blog. Muito interessante o post.

    bjos

    PS.: passa no meu qualquer hora.

    ResponderExcluir
  19. Opa, isso aí.
    Parabéns pela criatividade!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo texto, é muito bom.
    Adotar a filsofia do riso é ótimo, melhora tudo.

    ResponderExcluir
  21. lendo esse texto bateu até uma vontade de escutar músicas mais alegres.. :}

    ResponderExcluir
  22. A arte da risofia deve ser sempre praticada. Ela opera milagres no coração no mais insensível dos seres.

    Apaixonante!

    ResponderExcluir

Aqui voce pode comentar a vontade, criticas construtivas serão sempre bem vindas e aproveitadas.
Vamos juntos eternizar nossos pensamentos.