segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Básico

Até tolero: atrasos, gafes, erros de fala e de escrita, ser brega, ser meio porco, não pentear os cabelos e não usar água de cheiro. Apesar de serem ações – ou falta de; - desagradáveis, estas ainda são toleráveis. Agora faltar com a educação, isso eu não tolero.

Seja na empresa, na faculdade, na igreja ou em casa, não importa a circunstância ou a razão. Ser educado com as pessoas é absolutamente necessário e imprescindível.


Torne-se sociável com as pessoas a sua volta e colecione elogios. Ser educado deveria ser algo tão básico que me incomoda ter que escrever sobre o assunto.

Desde cedo trabalho com atendimento ao público, e talvez por esse motivo me incomoda tanto assistir a comportamentos grosseiros. Estou cansado de ser “atendido” por pessoas despreparadas para atuar no mercado.

Quantas vezes ao passar a compra no caixa do supermercado à atendente somente lhe falou o valor da compra? Eu não agüento:

- Boa noite! Nota fiscal paulista, por favor.

A “desgramada” nem olhou na minha cara e nem respondeu ao meu boa noite.

Deus me livre! Minha vontade é de chamar a porcaria do gerente, que pra ter contratado alguém sem perfil pra atendimento, é tão desqualificado quanto ela.

E no rodízio? O garçom vem com o espeto e nem te dá atenção:

- Maminha?

Francamente. E tem quem ainda pague 10% pelos serviços. Só pago se o atendimento for realmente bom, do contrário vá mamar na teta de outro.

Andei observando o comportamento de alguns “líderes” aonde trabalho. Lamentável.

Quando chego e lhes desejo bom dia, na maioria das vezes esse “líder” nem responde. Sentado olhando algum documento ele está, sentado olhando algum documento ele fica. Não me olha, não me responde. Mas aí o tel. toca, e o ramal que chama é o do todo poderoso diretor da empresa. Ahhh, aí ele atende sorrindo. Com voz doce e delicada de quem vive sempre feliz.

Isso é triste. Educação é tudo, melhor ainda quando com naturalidade.

Eduque seu filho. O ensine a agradecer, pedir por favor e retribuir as felicitações e estimas.

Do que adianta tanta beleza física se não existe em você a capacidade de sorrir gentilmente á quem lhe diz: Oi!

Vale lembrar: Bom dia, obrigado, por favor e com licença, fazem toda a diferença!

Sejamos agradáveis com as pessoas, agindo assim, tornaremos muito menos difícil a convivência com todo o tipo de gente.

Seja educado e as pessoas falarão bem de você.


Edu Bachiéga