quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tempo


O tempo é quem diz quem errou e quem acertou, quem ganhou e quem perdeu.

É na exatidão do tempo que um milésimo de segundo é o suficiente pra imortalizar um olhar, um sorriso e um adeus. Nada leva tempo desmedido.

O tempo pára. Ele congela e faz parecer eterno aquele momento que hora queríamos que fosse um raio.

O tempo acelera. Ele voa como flecha na medida em que protelamos e por fim perdemos a chance de ser real para alguém, a chance de voar em algum sonho, de acalentar um coração e de ser o melhor pra quem quer que seja.

E quando isso acontece o tempo realmente parece ser nosso inimigo. As agendas se desencontram e a rotina nos domina como em um golpe de jiu-jítsu. E estando engessado em nossos problemas, o tempo sem piedade se vai. Ele escorre entre os dedos, e nada pode pará-lo.

Os minutos que antecedem um re-encontro de velhos amigos que não se vêem há anos são mesmo angustiantes. O tempo não anda, se arrasta.

Os segundos que testemunham aquela gafe no jantar com os pretendidos sogros são eternos. O tempo parece parar só pra que todos possam ver esse seu descuido em câmera lenta e em vários ângulos. Tempo carrasco!

As horas que investimos naquele encontro com a pessoa que em segredo amamos por tanto tempo passou, e faltaram algumas palavras para serem ditas. Lindas declarações foram escritas no suor de um vidro, alguma poesia decorada, versos de uma canção compostos só para aquele momento. Mas ficando tão preocupado em tornar o momento inesquecível não se deu conta de que o tempo se esgotara. Tudo bem, amanhã já com mais intimidade com o SENHOR TEMPO, fará com que a previsão idealizada efetivamente aconteça.

O tempo pode afastar, mas ele também pode juntar.

Com o tempo necessário pra uma poeira baixar, tudo pode sim voltar para o seu lugar.

O tempo te faz encontrar o que instintivamente procuras sem saber ao certo o que estava perdido. Ele propõe a fantástica experiência de você se encontrar consigo mesmo. De se olhar nos olhos e com maturidade assumir seus próprios erros enfrentando o seu descontentamento. Mas nada é mais bonito do que receber o seu próprio perdão num olhar que diz: - Confio em você!

Não há feridas que o tempo não cicatrize.

Não há doença sentimental que o tempo não cure.

Não há solidão que dure todo o tempo.

Não há choro que tenha tempo superior a um único sorriso.

Tic-tac...

Edu Bachiéga

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Equação





Mesmo que não goste, ela está presente em todos os seus gestos, tudo é teoria matemática. Equacionando: Evoluindo em algum aspecto moral comecei a somar; mais amigos com mais conteúdo, igual: mais experiência.
Mais verdade com menos tapeação, igual: mais confiança. Subtraem-se os rancores; mágoas, invejas, desgostos, infelicidades. Multiplica-se; os bons momentos, as risadas, a vontade de viver, crescer, progredir, expandir.



Disponibilizemos um tempo para dividir. Enganem-se aqueles que pensam que um ombro não faz milagres. Um minuto de atenção e a vida de alguém muda, um olhar profundo traduz o íntimo de um ser. Qual o percentual mínimo de dias de sol necessário para aumentar a nossa esperança?


Geometricamente perfeito, simetricamente desenhado, racionando nossos impulsos afim de não causar algum constrangimento a nenhuma parte. Usando a teoria da probabilidade para justificar as chances de uma possível promoção. Estatisticamente posicionado no ranking das tentativas odiosas de ser reconhecido por seu intelecto e não pelos seus atributos físicos. Uffa...
Buscamos resultados com expressão suficiente pra nos auto-convencer de alguma capacidade que nos torne visível e/ou importante para alguém ou a nós mesmos.


Na matemática do amor 1 + 1 = 1 e não se pode dizer que não é exata.
Não percamos a conta. Ainda que em déficit em seu projeto de vida, não enfoque os prejuízos, eles podem não existir se dissolvidos em sua capacidade de superação na betoneira do equilíbrio em uma manobra mental. Aparentemente sua estrutura se mantém firme, enquanto sente que uma avalanche de emoções borbulha dentro de você. Normal. Mas não permita que o seu oponente perceba. Não dê a ele nenhuma expectativa de vê-lo cair em qualquer fraqueza.


Some aventuras, amanhã você terá o que contar aos seus netos.
Some horas de lazer, hoje você tem vigor físico até pra surfar no Havaí se quiser.
Multiplique bons conselhos, eles podem salvar uma vida.
Divida suas idéias, alguém vai saber aproveitá-las. E assim, amanhã você terá do que se orgulhar.



Edu Bach